Os Estados-membros da União Europeia já podem trocar informações sobre os condutores e os veículos matriculados no espaço europeu, quando envolvidos numa infração de trânsito.
A plataforma eletrónica europeia EUCARIS (Sistema Europeu de Informação sobre Veículos e Cartas de Condução) permite identificar e notificar os condutores que cometam infrações rodoviárias nos Estados-membros da União Europeia, com veículos registados nestes países. A diretiva da União Europeia é agora transposta para a legislação nacional.
Em Portugal, é da responsabilidade do Instituto dos Registos e Notariado (IRN) gerir a plataforma eletrónica e a base de dados dos automóveis registados em território nacional, fundamental para o intercâmbio transfronteiriço de dados sobre veículos.
Como é feita a notificação?
Suponhamos que um carro de matrícula portuguesa passa um semáforo vermelho em Espanha. Com a matrícula completa, o ponto de contacto do país vizinho (o equivalente ao IRN em Portugal) pode pedir ao IRN os dados do veículo e do titular do respetivo documento de identificação.
Continue a ler a notícia na íntegra em deco.proteste.pt (DECO)
Deixe os seus comentários
Faça login para comentar
Publicar comentário como convidado