Esta modalidade já é conhecida por muitos internautas, mas, segundo uma pequena sondagem, não é sabida pela maioria. Assim, partilhamos um pequeno tutorial para que todos fiquem a saber mais uma alternativa, esta mais cómoda, de como podemos pagar após circular nas autoestradas portuguesas. As portagens nas ex-SCUT são uma dor de cabeça para quem não tem um dispositivo de identificação eletrónica (exemplo: Via Verde), não só porque obrigam a pessoa a deslocar-se a um local que permita efectuar o pagamento, mas também porque os dados para pagamento só ficam disponíveis passado aproximadamente 48 horas.
Para facilitar a vida aos condutores que não possuem dispositivos de identificação, nem pretendem comprar um num futuro próximo, apresentamos um guia de como fazer o pagamento das portagens pelo Multibanco ou Homebanking.
Em primeiro lugar deve aguardar as tais 48 horas após a passagem, tal como faria se fosse pagar as portagens num agente CTT ou PayShop.
Passado as 48 horas deve enviar uma SMS (custo de 0,30€) para o número 68989 com o seguinte texto:
CTTMB AA-00-00
Deve substituir AA-00-00 pela matricula do veículo, para o qual pretende efetuar o pagamento de portagens.
Passado uns minutos o sistema dos CTT responde com uma entidade, uma referência, valor a pagar e também um prazo para efetuar pagamento. Atenção que é obrigatório cumprir este prazo, caso contrário as portagens serão consideradas não pagas e irá receber uma multa por parte da concessionária da autoestrada.
Depois de verificar que está tudo correto, dirija-se a uma caixa Multibanco ou através de Homebanking, comodamente em sua casa, e efetue o pagamento usando os dados recebidos por SMS.
Algum tempo após o pagamento, irá receber uma SMS com os dados para aceder ao recibo de pagamento. Coloque os dados recebidos em http://portagens.ctt.pt/Recibos e o seu recibo será apresentado.
Mais informação aqui.
Deixe os seus comentários
Faça login para comentar
Publicar comentário como convidado