A partir de 1 de junho de 2016, todos os condutores vão ter uma "nova" carta de condução, ou, melhor, novas regras! Esta vai funcionar por pontos e irá penalizar todos os que cometem contraordenações. Cada condutor começa com uma carta com doze pontos, que vão diminuindo consoante as infrações cometidas: uma contraordenação grave vale dois pontos, enquanto uma muito grave vale quatro pontos e os crimes rodoviários seis, explica o Correio da Manhã.
Na altura em que ficar apenas com quatro pontos, o condutor é obrigado a frequentar aulas de formação rodoviárias. Se ficar apenas com dois pontos, tem de realizar um novo exame de código. Quando o condutor atinge os doze pontos em infrações, fica sem carta de condução por um período de dois anos. No final desse tempo, terá de tirar novamente o título, explica o mesmo jornal. Os condutores que não cometerem quaisquer infrações têm uma majoração de três pontos em três anos. No caso dos condutores profissionais, essa majoração é assegurada em dois anos.
Fonte: lusopt.com
NOTA: Evite multas de velocidade, acompanhando, EM TEMPO REAL, os Radares de Portugal. Para saber mais, aceda ao serviço Em tempo real.
Deixe os seus comentários
Faça login para comentar
Publicar comentário como convidado