Aprovado novo equipamento de controlo de velocidade, a operar em Portugal!
O radar móvel Cirano 500, desenvolvido pela Indra, faz o registo através de fotografias que não podem ser adulteradas e faculta informação adicional de tráfego. Os radares Cirano 500, desenvolvidos integralmente pela Indra, vão permitir ao país ficar equipado com tecnologia de última geração e ter a possibilidade de realizar operações de prevenção e controlo rodoviário.
O princípio de funcionamento destes aparelhos baseia-se no efeito Doppler, por transmissão e recepção de ondas electromagnéticas. Os radares Cirano 500 da Indra dispõem ainda de um sistema de captação de imagens, através de câmaras de alta definição, que permitem tirar fotografias com elevada precisão de imagem, com “marca de segurança” e encriptadas, ficando desta forma fotografados os veículos que superam os limites de velocidade permitidos.

Este sistema de segurança, incorporado nos radares desenvolvidos a 100% pela Indra, evita que as fotografias possam ser adulteradas. É necessário destacar que estes equipamentos têm uma dupla funcionalidade, já que para além de serem utilizados como cinemometro podem ainda fazer registos enquanto ETD (estação de captação de dados de trân sito) já que têm incorporadas informações adicionais sobre o trânsito, como a intensidade de fluxo, ocupação e velocidade de todos os veículos.

O seu funcionamento em vídeo.

Publicação no Diário da República.

Outros dados sobre o Cirano 500.

Deixe os seus comentários

Publicar comentário como convidado

0
Seus comentários estão sujeitos à moderação do administrador.
  • Nenhum comentário encontado