Passo então a explicar como colocar os Radares de Portugal no GPS RNEG (Myway e WIP Nav) usados nas marcas Citroen e Peugeot.
A forma de o fazer é um pouco trabalhosa mas funciona (já testei no meu MyWay). Claro que não me responsabilizo pelo que possa acontecer nos vossos equipamentos.
1º Descarregar o speedlimit_tool_v1.0 através deste link
forum.pocketnavigation.de/forum1000118-b...e-4.html#post2567207
e descomprimir. Deverá ficar uma pasta com esse mesmo nome e com 3 ficheiros no interior.
2º Criar no notepad um ficheiro com o nome Extracción hazardareas.cmd que contenha o seguinte
@echo off
speedlimit_tool -svx"hazardareas-lwd" "hazardareas.lwd"
echo Fichero hazardareas.lwd Extraido
pause
3º Criar no notepad um ficheiro com o nome Construcción hazardareas.cmd que contenha o seguinte
@echo off
if exist hazardareas.old del hazardareas.old
if exist hazardareas.lwd (
echo sauvegarde de hazardareas.lwd en .old
ren hazardareas.lwd hazardareas.old
)
speedlimit_tool -svc"hazardareas.lwd" -a"hazardareas-lwd\areas.csv" "hazardareas-lwd"
echo Fichero hazardareas.lwd Construido.
Pause
4º Colocar os 2 ficheiros dentro da pasta speedlimit_tool_v1.0
5º Copiar para a mesma pasta o ficheiro hazardareas.lwd que se encontra no cartão do GPS
6º Executar o ficheiro Extracción hazardareas.cmd que vai criar uma pasta chamada hazardareas-lwd. Nessa pasta estão dois ficheiros. O areas.csv e o limits.csv (será esta último que vamos usar)
7º Para colocar lá as coordenadas dos radares do Radaresdeportugal necessitamos do ficheiro de radares do Garmin que após descarregado deve ser trabalhado (agora é que vem a parte trabalhosas….)
8º No excel deve retirar-se o texto que está após a coordenadas usando a ferramenta replay do excel usando ,”*”
9º Assim ficamos só com as coordenadas do ponto, no entanto estão ao contrário do que necessitamos para o nosso RNEG. Para corrigir isso usamos mais umas fórmulas de excel
Estando as coordenadas em A1 colocamos as seguintes fórmulas
Em C1
=MID(A1;1;SEARCH(",";A1;1)-1)
Em D1
=MID(A1;SEARCH(",";A1;1)+1;LEN(A1)-SEARCH(",";A1;1))
Em E1
=D1 & "," & C1
(Deverá ficar em E1 qualquer coisa como 38.76614,-9.30048)
10º Agora falta acrescentar a restante informação (em F1 ) que são os números -1,1,120,13,1 onde -1 é a orientação do radar em graus (explico mais a baixo) que como não se sabe devemos colocar -1 e assim avisa sempre, o 1 fica sempre, depois colocamos a velocidade do radar correspondente (30, 40, 50, etc..), o 13 e o 1 também são para manter sempre iguais.
11º Usamos agora a fórmula
Em G1
=E1 & "," &F1
(deverá aparecer algo semelhante a 38.76614,-9.30048,-1,1,120,13,1)
12º Agora é só copiar esta informação para o ficheiro limits.csv e gravar.
NOTA: ainda não consegui manter as coordenadas que estavam no ficheiro hazardareas.lwd pelo que devem ser substituídas todas as linhas do ficheiro pelas novas ficando só a linha 1 com o texto
Atenção também que não podem ficar espaços antes das coordenadas pois isso faz com que o GPS não as leia
13º Executar Construcción hazardareas.cmd e será criado um novo ficheiro hazardareas.lwd e um outro que é a cópia do antigo.
14º Copiar novamente o ficheiro hazardareas.lwd para o cartão do GPS e está pronto a funcionar
Esta informação foi retirada de
forum.pocketnavigation.de
e
hydractives.com
Orientação dos radares – como foi descrito em cima um dos números que vem depois das coordenadas diz respeito à orientação do radar na estrada. Isso pode ser medido usando o Google maps e um transferidor (lembre-se da escola ou procurem no google). Identificando o radar colocamos o transferidor em cima do local e com o mapa orientado para norte vemos a quantos graus (de 0 a 360) corresponde o sentido em que nos deslocamos. Para dar um exemplo se formos numa estrada que seja de norte ara sul dará um valor próximo dos 180, se for de oeste para este dará 90, etc… Sabendo esse valor substituímos no primeiro valor que aparece após as coordenadas.
NOTA: Dentro em breve as Bases de Dados estarão no site oficial radaresdeportugal.pt
Cumprimentos
JBMoura
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Anexado ficheiro de teste.