Boas!
Não sei bem se este é o sítio mais indicado para expor esta dúvida ou não, mas à falta de melhor, cá vai.
Então é assim. Hoje fui até Alverca (ao Jumbo local), mas no regresso para Lisboa (na estrada até chegar à autoestrada), quando se faz aquele caminho paralelo à A1 no sentido Carregado-Lisboa reparei que existe um pórtico com um aparelho estranho no cimo, mesmo por cima da faixa de rodagem, existindo depois no ponto em que se passa a portagem (pela via da direita, ou seja sem direito a pagamento) existe uma outra caixinha em cima, uma vez mais de carácter dúbio.
Não percebi muito bem o conceito de ambos os aparelhos naquela faixa, uma vez que não estão sinalizados como radares, mas podem ser ou podem vir a ser. A velocidade no primeiro aparelho deverá ser 40 km/h, já que existe um sinal de 40 antes da curva à direita, sendo que poucos metros depois desse aparelho e de uma entrada (acho que para quem vem de Bucelas) está uma placa de 60 km/h.
Bom, tudo isto para dizer que não sei se é ou não é. Se alguém poder elucidar, agradeço. Até porque passei duas vezes lá, uma quase a 60 km/h (57 ou 58...) e a segunda, já avisado, ainda assim a 50 km/h (tendo um condutor apressado colado à minha traseira não consegui reduzir mais...)
Cumprimentos, desde já!