Limites de velocidade europeus: o que muda de país para país.
O carro é um meio de transporte que faz parte da vida de grande parte de nós. Para os que dele fazem uso ao volante, questões como limites de velocidades ou sinais de trânsito, são algo apreendido e de forma quase intuitiva, sabemos como proceder nos vários contextos.
Porém, o caso pode facilmente mudar de figura quando passamos a fronteira e nos deparamos com novas realidades, algumas, bem diferentes das nossas.
Aí, rapidamente tomamos consciência que podemos não saber algo tão simples como o limite de velocidade ou a velocidade recomendada em determinadas zonas. Podemos mesmo abrandar para não prevaricar numa situação em que na realidade poderíamos ir bem mais depressa, ou o contrário.
Dúvidas que, na maioria das vezes, só nos apercebemos que podemos ter quando nos encontramos numa situação em que precisamos de respostas, e não as vemos. É um facto que com as tecnologias de hoje, cada vez mais os carros vêm munidos com equipamentos que rapidamente nos esclarecem, se atualizam em tempo real e suavizam instantaneamente aquilo que há anos atrás poderia revelar-se uma dificuldade, mas nem todos os têm. Tecnologias à parte, o facto é que os países são diferentes. Por isso, é também natural que os limites de velocidade oscilem Europa fora. Daí que, e com base nos dados de 31 países disponibilizados pela Comissão Europeia para a Segurança rodoviária, aqui ficam os diferentes limites de velocidade* europeus.
Áustria
Estradas urbanas – 50km/h
Estradas não urbanas – 100 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 130 km/h
Alemanha
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 100 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 130 km/h
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