map-pin [Análise] Nokia Conduzir 2.0 - Windows Phone

Mais
17 Set. 2013 01:10 - 19 Set. 2014 19:25 #1 por Júlio_Rocha
Júlio_Rocha criou o tópico: [Análise] Nokia Conduzir 2.0 - Windows Phone
Análise ao "Nokia Conduzir 2.0"

Apresentação:

O software Nokia Conduzir é um produto de navegação exclusivo da Nokia, com cartografia NavTeq, onde não é necessária qualquer ligação online. Quando instala a aplicação, pré-carregue os mapas antes de viajar e utilize o Nokia Conduzir offline para poupar custos de transmissão de dados. É, até ao momento, o único software de navegação em Português de Portugal para clientes Windows Phone, com dispositivo Nokia, por exemplo, Lumia 710 e 800.

Análise:



1) Ícone na tela principal do Windows Phone 7.5. Depois de instalado o software navegador, é, por exemplo, através deste atalho que iniciamos o Nokia Conduzir.
2) Imagem de arranque do Nokia Conduzir.
3) Ambiente gráfico do mapa.
4) Conhecido também pelo painel de Instrumentos, o conteúdo deste número mostra-nos a que altura do nível da água do mar nos encontramos. Como o software ainda não fixou uma posição (fixou sinal), é-nos mostrado o 0 (zero).
5) Velocidade a que circulamos, medida em quilómetros por hora (km/h).
6) Ao tocarmos no “botão” do número 6, acedemos ao Menu Principal do software navegador Nokia Conduzir.
7) O Nokia Conduzir tem a particularidade de destacar a ausência de fixação de satélites, informado, assim, o utilizador que ainda não possui a informação precisa caso tente programar percursos.
8 ) Presente em quase todas as telas de mapa, os botões do Zoom auxiliam o utilizador a visualizar o mapa “mais perto” ou “mais longe”. Um recurso cada vez mais presente nos software navegadores (GPS).



9) Na tela do, podemos considerar, Menu Principal, encontramos, para alem de outros atalhos, as “Opções de Navegação”, que permite o utilizador visualizar o mapa a 2D ou 3D.
10) É neste ponto que o utilizador define para onde quer ir, isto é, o destino, através de uma nova pesquisa (10.1) ou de destinos anteriormente programados (10.2) Vamos exemplificar. Ao clicarmos no “Defin. Destino”…
10.1) Aparece outra tela para iniciarmos a Procura,
10.1.1) através de uma célula que nos permite introduzir logo a morada desejada. Este ponto é mais crítico, pois o Nokia Conduzir permite apenas uma única vez a introdução do endereço (ou Ponto de Interesse) de destino que o utilizador deseja.
10.1.2) O teclado “touch” apresentado é o mesmo do sistema operativo. O Nokia Conduzir não possui um teclado próprio.



10.1.3) Depois de introduzirmos o destino desejado (aconselha-se a introdução do nome da rua), é apresentada uma lista de endereços com o nome da rua, anteriormente introduzido. Escolhemos o desejado.
10.1.4) Depois de escolhermos o destino desejado, na listagem anteriormente apresentada, o Nokia Conduzir requer a confirmação do utilizador no que respeita ao destino desejado. Nesta tela ainda é apresentado um mapa com o posicionamento de outros pontos com o mesmo endereço na proximidade.
10.1.5) Nesta tela é apresentado um mapa com o desenho do percurso, a distância e tempo (duração) do local onde nos encontramos até ao endereço de destino, que também é apresentado. Iniciamos navegação…



10.1.6) Já na tela de navegação, o utilizador é informado da distância até ao próximo procedimento, neste caso, o utilizador/condutor deve, depois de 69 metros, virar à esquerda, para a Rua do Calhau.
10.1.7) Ainda não tela de navegação, é mostrado, por exemplo, a hora da chegada ao destino, ou a distância restante, ou, até mesmo, o tempo restante. Esta informação pode ser alterada no Painel de Instrumentos do Nokia Conduzir, depois do utilizador iniciar uma viagem.
10.1.8 ) Neste ponto encontramos, tal como referido anteriormente, a velocidade a que circulamos.
10.1.9) O ambiente gráfico do mapa é composto pelo nome da rua, onde o utilizador se encontra, e bússola.
10.1.10) É neste ponto que o utilizador pode parar a navegação e/ou alterar as definições desejadas. Ainda poderá ter acesso a mais informações sobre o Nokia Conduzir.
11) Definições. É neste ponto que o utilizador automobilista altera as configurações disponíveis no software navegador Nokia Conduzir.
12) Neste ponto, o utilizador tem acesso a informações como autorias, versão do software, licenças, entre outras. (inclui ligações à Internet).
13) Aqui ainda pode dar a sua opinião sobre o navegador. Requer ligação à Internet.



11.1) Dentro das Definições, o utilizador encontra opções como modo diurno ou noturno, alterando a “cor” do mapa, sempre que desejado.
12.2) Os Marcos, também conhecidos por “edifícios 3D”, são Pontos de Interesse (Monumentos) destacados no mapa, que poderão ser visualizados enquanto navega.
11.3/11.3.1) Sempre que navegar para o estrangeiro, deve selecionar o mapa do país de destino. Neste caso só foi utilizado o mapa de Portugal para o teste.
11.4/11.4.1) Neste ponto o utilizador pode configurar o software navegador a alerta-lo, caso exceda alguns limites de velocidade.
11.5) Continuando dentro do menu das Definições, encontramos a voz de navegação, isto é, a voz que desejamos ouvir durante as instruções de navegação.
11.6) Encontramos também as definições das Unidades de Medida, que, mediante o país, poderá ser medido em Milhas ou em Quilómetros.
11.7) Se desejarmos limpar o software dos percursos já elaborados ou dos destinos pesquisados, é neste ponto que o utilizador deverá entrar.
11.8 ) Como é já sabido, o Nokia Conduzir tem algumas opções que consomem dados, isto é, requer a ligação há Internet. É aqui que o utilizador ativa ou desativa a ligação/receção de dados.
11.9) Esta opção deve estar sempre ativada, salvo se o utilizador desejar apenas navegar no mapa.



12.1) É nesta tela que o utilizador tem acesso às informações do software, apenas.

Pontos Fortes:
- Idioma (primeiro software em Português de Portugal para a plataforma Windows Phone).
- Navegação Offline.
- Pesquisa Online.
- Qualidade nas instruções áudio.
- Avisos sonoros quando excedemos um limite de velocidade.
- Marcos/Edifícios 3D.

Pontos Fracos:
- Exclusivo para dispositivos Nokia Lumia.
- Não suporta a integração de Bases de Dados de Radares ou outras.
- Modo de Pesquisa/Procura.
- Ausência informativa de percurso com portagens.
- Impossibilidade do tipo de percurso (mais rápido ou mais curto).

Conclusão:
O Nokia Conduzir é o primeiro software de navegação em Português de Portugal para dispositivos Windows Phone. Para clientes Nokia é, sem dúvida, recomendada a instalação deste recurso. Vamos esperar que na próxima versão do software já seja possível a integração dos Radares de Portugal, um novo módulo/menu de gestão de Pontos de Interesse e um módulo de Pesquisa que ofereça uma procura "separada" de Pontos de Interesse (Hoteis, Restaurantes, Postos de Abastecimento de Combustível, entre outros).

Avaliação (0 a 20): 14


NOTA: Qualquer crítica aqui publicada deverá ser avaliada como positiva/construtiva, pois é esse o objetivo desta Comunidade.

EDITADO:

Os utilizadores do WP7Forum (um site Russo) deixaram escapar algumas novidades que aparentemente serão incorporadas nas novas versões dos aplicativos Nokia Conduzir. Estes detalhes não foram confirmados, ou desmentidos, pela Nokia.

Os possíveis novos recursos do Nokia Conduzir 3.0 são:

O aplicativo “aprende” o estilo de direção de seu usuário.
Tempo de viagem e densidade do tráfego são apresentadas em tempo real, inclusive em uma Tile especial do Windows Phone.
Reconhecimento automático do período do dia para troca de estilo de cores do mapa.
Possibilidade de ajustes manuais nas rotas.
Utilização de favoritos em modo off-line e possibilidades de fixação destes na tela inicial do Windows Phone.
Última Edição: 19 Set. 2014 19:25 por Júlio_Rocha.

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Tempo para criar a página: 0.332 segundos