Júlio_Rocha escreveu: hummm e não estão à entrada do túnel, mesmo que tenham a velocidade 50? Lembro-me, há uns anos, colocar radares à entrada de túneis, pelo facto de se perder o sinal GPS dentro dos mesmos, impossibilitando o aviso.
[...]
16 radares!? Não serão câmaras?!
Em relação ao túnel do Marquês o mapa tem um assinalado à entrada do lado das Amoreiras, mas o radar está perto da saída, no final da descida. Pode fazer sentido assinalar a entrada porque se perde o sinal de GPS, mas nesse caso no mapa não deveria estar um no sítio real e outro à entrada para melhor aviso aos condutores?
Quanto aos túneis da CRIL: sim, há mesmo 16 pontos de medida de velocidade dentro do túnel, 8 em cada sentido. Não sei se estão todos a funcionar, mas o sistema foi montado com 16 pontos de medida! É um exagero? Talvez!
Só como curiosidade histórica: sei que os engenheiros que projetaram a obra queriam colocar uma velocidade mais alta no túnel da CRIL mas devido aos raios de curvatura, ao facto de se tratar de um túnel e ser mais difícil socorrer um acidente grande, e principalmente à falta de distância de visibilidade de quem vai encostado à parte de dentro das curvas, provocada pelos pilares e paredes, foi impossível fazê-lo sem violar regras técnicas. Aliás a velocidade recomendada pelos técnicos era 60km/h, mas a ferros foi possível aumentá-la para 70km/h com o argumento de que a velocidade máxima não seria de facto excedida devido à presença de inúmeros radares.