map-pin Dúvidas na aquisição de um novo GPS - Parte II

Mais
13 Out. 2013 22:58 - 19 Set. 2014 04:49 #1 por Júlio_Rocha
Júlio_Rocha criou o tópico: Dúvidas na aquisição de um novo GPS - Parte II
Precisa de um GPS? O Radares de Portugal ajuda!

Uma característica importante no GPS é o fornecedor de mapas! Vamos então falar disso...



Nesta publicação iremos falar "basicamente" nos mapas, pois é o que mais interessa na escolha de um GPS, seja o GPS um software a trabalhar num smartphone ou num equipamento dedicado para o efeito.

Todos os equipamentos GPS terrestre/estrada, vêm carregados com um mapa, seja ele europeu ou apenas de uma zona (país ou pequeno conjunto de países).

Aqui temos que ter logo em conta se precisaremos de um GPS para circular nas estradas europeias ou simplesmente num determinado país.

Existem três "produtores/fabricantes" de mapas, dois mais conhecidos, visto que produzem mapas de quase todo o mundo. Estes "produtores/fabricantes" de mapas são a TomTom, que adquiriu a conhecida TeleAtlas, a NavTeq e a InfoPortugal, esta última apenas trabalha no território nacional e só fornece mapas para a NDrive.

Um GPS terrestre agrupo um conjunto de informações, as quais são essenciais para planear percursos com mais eficácia e fiabilidade. Atualmente um GPS possui obrigatoriamente o traçado das estradas com nome, número e distâncias (leia-se mapa), tipo da estrada, como também sentido de trânsito e limites de velocidade. Os GPS também contêm milhões de Pontos de Interesse (PDIs), permitindo assim a pesquisa e navegação para parques de estacionamento, restaurantes, hotéis, hospitais, farmácias, bares, discotecas, centros comerciais, bombas de gasolina, aeroportos, estações de comboio, pontos turísticos, etc.

É também o mapa que permite ao GPS calcular tempos (totais ou parciais) até ao destino ou hora de chegada.

Para tirarmos as dúvidas a milhares (possivelmente milhões) de internautas vamos deixar umas screens de informações atualizadas oferecidas pelos dois fabricantes de mapas, que são a TomTom (ex-TeleAtlas) e a NavTeq. Iremos mostrar apenas Portugal, usando o software iGO - que trabalha com os mapas dos dois fabricantes supracitados - mas presume-se que nos outros países a diferença de informação oferecida entre estes dois fabricantes seja muito idêntica.

Então começamos por:

Detalhe de Mapa (trajado das estradas, nomes de vias/ruas)



NavTeq oferece mapas mais detalhados (estradas e nomes de ruas), no entanto e em anos anteriores, a TeleAtlas, agora TomTom, era mais rápida a cartografar autoestradas acabadas de inaugurar.

Planeamento de Percursos



NavTeq oferece mais alternativas no planeamento do percurso, isto é, contem uma base predefinida de percursos.

Informações dos Pontos de Interesse (restaurantes, hotéis, bombas de gasolina, etc)
Nesta área, poderão ser outros fabricantes a fornecer os dados às marcas de GPS.



Muito equiparada a TeleAtlas com a NavTeq. No entanto, pelo menos em Portugal, a TomTom (ex-TeleAtlas) apresenta um maior leque de Pontos de Interesse.

Informações para veículos pesados (percurso/pontos de interesse)
Essencial para os camionistas! Se precisa do GPS essencialmente para conduzir um veículo pesado, tenha atenção ao fabricante que mais lhe oferece informações!



A TomTom (ex-TeleAtlas) é claramente superior à NavTeq neste campo. A TomTom (ex-TeleAtlas) oferece muito mais informações sobre as condições dos percursos para veículos pesados, do que a NavTeq.

Assim, podemos concluir que para aquisição de um GPS, devemos ter em conta:

1) A marca (se é conceituada ou não), por exemplo TomTom, Garmin, etc.
2) O mapa (se é Europeu ou Regional), e garantia da atualização dos mesmos. Marcas conceituadas de GPS geralmente oferecem três ou mais atualizações de mapas por ano. Essas atualizações poderão ser pagas ou gratuitas.
3) Para que fins se destina o GPS, isto é, se o GPS será para conduzir um veículo pesado ou um ligeiro de passageiros. Tenha atenção às informações que o fornecedor de mapas oferece!
4) Menus/grafismo. Aqui os gostos não se discutem.
5) Importação/Instalação dos Radares de Portugal. Tenha a certeza que é possível instalar os Radares de Portugal antes de comprar um GPS!

Terminamos com algumas sugestões, caso pretenda comprar brevemente um equipamento ou um software GPS, cujo permita a integração dos Radares de Portugal e garantida obtenção/atualização de mapas.

Camião:

1) TomTom GO Work/Truck - TeleAtlas (equipamento dedicado)
2) Garmin dēzl™ - NavTeq (equipamento dedicado)
3) iGO Primo - Licença para Camião - TeleAtlas (app smartphone)
4) Sygic Truck - NavTeq (app smartphone)
5) Copilot Live Truck - NavTeq (app smartphone)

Carro:

1) Garmin nuvi - NavTeq (equipamento dedicado)
2) TomTom - TeleAtlas (equipamento dedicado)
3) Sygic - TeleAtlas (app smartphone)
4) iGO - NavTeq (app smartphone)

Não deixe de ler também a Parte I da Publicação "Dúvidas na Aquisição de um novo GPS"!

Se ainda tem dúvidas, deixe-as neste tópico!

;)
Última Edição: 19 Set. 2014 04:49 por Júlio_Rocha.

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
24 Out. 2013 01:34 - 24 Out. 2013 01:44 #2 por Filohipo
Filohipo respondeu ao tópico Dúvidas na aquisição de um novo GPS - Parte II
Olá
A comparação é interessante, mas tem uma pequena falha:
Compara mapas de trimestres diferentes. Para ser totalmente correcta deveria comparar mapas do mesmo trimestre/ano.

A informação sobre o tamanho dos mapas em kb pode ser enganadora. Tudo depende do grau de simplificação/compressão do mapa.
Explicando: Se a mesma estrada for desenhada num mapa da TomTom com 300 pontos e num mapa da Navteq com 900 pontos, o mapa da Navteq vai ter aproximadamente o triplo de kb que o da Tomtom. E o mapa da Navteq não é 3 vezes melhor que o da Tomtom. A sua unica vantagem é desenhar mais fielmente a estrada no GPS. Ambos nos conduzem de A para B sem problemas.

É no entanto incontestável que a informação para "pesados" é muito melhor na Tomtom.

Não sei se a Tomtom ainda tem app para smartphones (já teve)
A Garmin tem neste momento app para smartphones Android e IO (Apple). Já teve app para as várias versões do Windows portátil (CE, Mobile, etc), Symbian e acho que Blueberry. Estas versões ainda andam por aí com os mapas da Garmin mais actuais ;-)
Última Edição: 24 Out. 2013 01:44 por Filohipo.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Júlio_Rocha

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
24 Out. 2013 03:06 - 24 Out. 2013 03:08 #3 por Júlio_Rocha
Júlio_Rocha respondeu ao tópico Dúvidas na aquisição de um novo GPS - Parte II
Boas Filohipo! ;)

A versão dos mapas (TomTom e NavTeq) é a mais recente disponibilizada no site naviextras.com, sendo que ambas foram disponibilizadas aproximadamente com apenas um mês de diferença. No entanto, e como disse, poderão ser de trimestres diferentes.

Sobre o "tamanho" dos mapas, sim, poderá ter razão e foi uma ponto não considerado por mim...

Sobre a info para pesados, tenho testado "bastantes" vezes (não por motivos profissionais) o TomTom GO com navcore 9700 e mapa específico TRUCK - ainda não testei o 915 - e comparativamente ao Garmin Nuvi 465 (atualizado), com perfil para pesados, o TomTom parece-me muito superior... Há que diga que esta "superioridade" é apenas na península ibérica, mas... tenho dúvidas. Possivelmente com os novos Dezl poderá ser diferente, não sei.

Sobre os PDIs, aqui só consigo comparar números. Prefiro poucos e no sítio certo que muitos e mal localizados... Não acho que um seja melhor que o outro. Basicamente andam lado a lado.

A minha experiência diz-me que mapa de estradas, veículos ligeiros, devo-me encaminhar para mapas NavTeq. Se conduzir camião, para já, ainda tenho a "tentação" de pegar num TomTom GO Work/Truck.

Tenho lido pela internet que o Garmin para Android (v1.49 e v2.01) está funcional, mas a versão q encontro não é oficial e só é compatível com o Android 4.0.4... :pinch:

Quanto às versões de software mais "antigas", capazes de ler os mapas mais recentes, está aqui guardadinho no pc! ;)

Abraço e obrigado!
Última Edição: 24 Out. 2013 03:08 por Júlio_Rocha.

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
25 Nov. 2013 17:15 #4 por _BG_
_BG_ respondeu ao tópico Dúvidas na aquisição de um novo GPS - Parte II

Júlio_Rocha escreveu: A minha experiência diz-me que mapa de estradas, veículos ligeiros, devo-me encaminhar para mapas NavTeq.


No meu caso tem sido precisamente o contrário... Nas zonas em que circulo/circulei habitualmente os mapas da Tomtom foram mais fiáveis com a estrutura da estrada em si, principalmente com a presença de rotundas que já existem à bastante tempo mas que não apareciam nos mapas da Navteq... O mesmo acontecia com nomes de ruas... Estes foram os casos que mais facilmente detectei, mas não sei se entretanto as coisas mudaram!

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
25 Nov. 2013 17:46 #5 por Júlio_Rocha
Júlio_Rocha respondeu ao tópico Dúvidas na aquisição de um novo GPS - Parte II

_BG_ escreveu:

Júlio_Rocha escreveu: A minha experiência diz-me que mapa de estradas, veículos ligeiros, devo-me encaminhar para mapas NavTeq.


No meu caso tem sido precisamente o contrário... Nas zonas em que circulo/circulei habitualmente os mapas da Tomtom foram mais fiáveis com a estrutura da estrada em si, principalmente com a presença de rotundas que já existem à bastante tempo mas que não apareciam nos mapas da Navteq... O mesmo acontecia com nomes de ruas... Estes foram os casos que mais facilmente detectei, mas não sei se entretanto as coisas mudaram!


Os mapas TomTom, ex TeleAtlas, atualizavam/atualizam muito rapidamente as grandes vias, por exemplo autoestradas, por vezes tão rapidamente que as colocam no mapa ainda sem as AEs estarem inauguradas - caso da A29, Estarreja > A25.

Os nomes das ruas, nos locais mais "escondidos", ainda continuam a aparecer "estrada sem nome". A navteq tem os lugares escondidos "mais cartografados", mas peca na atualização das grandes vias. Eu recomendo, até ao momento, NavTeq para um carteiro que ande pelas aldeias no interior de Portugal. Grandes viagens...TomTom.

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
27 Abr. 2016 17:15 - 27 Abr. 2016 17:18 #6 por Cyberlima
Cyberlima respondeu ao tópico Dúvidas na aquisição de um novo GPS - Parte II
Boa tarde,
só para dar a minha dica para quem não tem de fabrica um GPS ou não pensa compara um deles e usar apenas o smartphone.
Deixo 4 apps que acho muito boas e para todos os gostos:

Waze - De longe o melhor podemos adicionar alertas de trânsito assim como radares móveis com 2 toques, mapa editável e podemos adicionar preços das gasolineiras assim como novos locais tanto pelo mapa como pela app. Modo Offline razoável mas existe melhor e tem um limite de 1500km em alcance. temos que partir em 2 uma viagem longa

MEO Drive - Bom mas Here Maps é melhor em tudo menos nos locais tem uma boa base de dados

Here Maps - a melhor app offline

Google Maps - serve também para bicicletas e pedestres, usa a tecnologia do waze para o trânsito locais em geral bom mas o waze é melhor.

De momento uso o Here Maps para usar offline (dados desligados) e o Waze com os dados ligados para fugir ao transito e estar atento aos alertas de policia.
Última Edição: 27 Abr. 2016 17:18 por Cyberlima.

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Tempo para criar a página: 0.361 segundos