Desde que saiu a App RADARES de Portugal, lançada a 9 de abril de 2017, que muitos a "apelidam" como a App Waze Tuga. Percebemos o porquê. É certo que ambas têm o principal objetivo a divulgação de "perigos" nas estradas nacionais, sendo a Waze bastante completa (a equipa RADARES de Portugal reconhece e apoia a utilização desta belíssima ferramenta da Google), mas será que, no que respeita à divulgação de Radares (e só Radares), a Waze informa tantos radares de velocidade como a RADARES de Portugal?

Após alguns dias de teste, concluímos que:

Nos grandes centros urbanos (cidades / principais acessos) e autoestradas a Waze informa - através da comunidade Waze - aproximadamente mesmo número de radares móveis (polícia escondida, segundo a política da Waze), havendo alguma diferença na hora da denúncia. Em alguns casos, a comunidade Waze informa primeiro, outras vezes a comunidade RADARES de Portugal consegue informar, através da App RADARES de Portugal, primeiramente a comunidade automobilista, por vezes ainda no momento da montagem do Radar.

Nos meios rurais, IPs, IC's, Nacionais, a App RADARES de Portugal informa, na maior parte dos casos, os automobilistas mais rapidamente e, em parte desses casos, os radares acabam por serem denunciados na Waze "bastante" tempo depois ou nem chegam a serem denunciados na App Waze. Até ao momento, a Waze ainda não dispõe de qualquer informação sobre o radar de velocidade denunciado na App RADARES de Portugal, há mais de 40 minutos, na N16, em Bodisosa, sentido São Pedro do Sul -> Viseu.

Como é do conhecimento da comunidade automobilistica, as Apps RADARES de Portugal e Waze, trabalham de maneira diferente, a RADARES de Portugal, informa, até à presente versão (1.0.1.1), a presença de Radares via mensagem escrita, enquanto a Waze informa os Radares no mapa, ambas em tempo real, embora a Waze possibilita a navegação e a obtenção de outras informações nas estradas nacionais.

As informações disponibilizadas na App RADARES de Portugal são controladas por um grupo de administradores, os quais removem informações duplicadas e moderam algumas publicações da comunidade, acrescentando dados importantes, para melhor compreensão na localização do radar de velocidade. Salientamos que a App RADARES de portugal ainda só está disponível para Android, versão 4.4 ou superior e que brevemente será disponibilizada a versão Web, compatível com todos os dispositivos móveis.

Qual a melhor, no que respeita à denúncia de Radares de velocidade, em tempo real? 

Pelo seguro, o melhor será mesmo usar as duas!

Deixe os seus comentários

Publicar comentário como convidado

0
Seus comentários estão sujeitos à moderação do administrador.
  • falo por mim ando sempre na estrada preciso de uma aplicação que me informe do radar que vou apanhar na estrada que circulo naquele momento preferencialmente com 1 2 km´s de antecedência.
    a aplicação radares.pt é util para quem vai fazer uma viagem daqui ali e tem tempo para preparar a sua deslocação, já no meu caso isso não funciona pois eu passo em media 12h na estrada por todo o tipo de estradas e como tal nao tenho tempo para estar a avaliar onde se encontra o radar.
    não é aceitavel eu ir na nacional 1 de oliveira de azemeis para o porto e receber um alerta de radar em coimbra na nacional 1, se eu nem sequer vou nessa direção nunca deveria receber essa informação.